Comment are off

BarãoOnu – Crise carcerária

A crise do sistema carcerário brasileiro foi tema de uma simulação de debates do Conselho de Direitos Humanos da ONU que envolveu alunos do Ensino Médio em torno de uma discussão muito inflamada.

Esta pauta, muito atual no Brasil, foi conduzida pela mediadora Rita de Cássia Mendonça Lopes, representante do projeto de simulações da ONU no Barão de Mauá. Divididos em representações, os alunos -delegados- procuravam entender os fatos a partir do tema exposto e analisar as alternativas para uma solução efetiva.

As simulações das reuniões da ONU, oferecidas aos alunos do Ensino Médio, promovem debates que simulam as reuniões de comitês especializados da ONU e outras entidades internacionais. Nelas, os estudantes vivenciam o papel de diplomatas e discutem temas recentes da agenda internacional, adotando a postura dos representantes e as formas adequadas de interação, de acordo com o protocolo.

Essas dinâmicas  incentivam o debate, estimulando o interesse dos alunos por temas de relevância mundial e preparando-os para os desafios acadêmicos que virão, seja através dos vestibulares, como das carreiras que abraçarem.

 

Sobre o Autor