História

Há mais 40 anos no segmento educacional, o Instituto de Ensino Barão de Mauá foi fundado em 16 de fevereiro de 1976 pela pedagoga Adua Aloise Joaquim com nome inicial de Educação Infantil Cartolinha.

A proposta surgiu a partir do sonho de fazer algo a mais pela educação, por meio de um trabalho inovador e alicerçado em princípios pedagógicos avançados.

O reconhecimento pela seriedade na preocupação constante na formação dos alunos e a identificação das famílias com a proposta educacional da escola serviram como impulso para ser implantado, gradativamente, o ensino fundamental, levando a instituição a mudar seu nome para Escola de Educação Infantil e 1° grau “Barão de Mauá”, em 1984.

Em 1988, preocupada em proporcionar a educação em sua plenitude e diante da imposição do crescimento das dependências físicas para melhor conforto dos alunos, iniciou-se uma nova batalha ainda mais árdua: a conquista da sede própria e da infraestrutura ideal.

Em 1991 foi implantado de forma vitoriosa o ensino médio e a escola mudou sua denominação para Instituto de Ensino Barão de Mauá, mais condizente com sua atual versão.

Atualmente, o Barão conta com uma estrutura capaz de atender todas as fases do desenvolvimento do aluno, com instalações modernas e educação aliada à tecnologia, sem perder o foco principal que é a proposta sociointeracionista. E é essa concepção pedagógica que referencia a escola na arte de educar.

 

Missão

Proporcionar o ensino por meio de intervenções pedagógicas lúdicas e atualizadas, com o objetivo de despertar suas aptidões individuais e desenvolver as habilidades e competências do aluno, valorizando os princípios importantes das relações humanas baseados nos pilares da excelência na educação.

 

Valores

Valorizar a educação e o conhecimento por meio da ética, tradição, integridade, pioneirismo, comprometimento e inovação.

 

Proposta pedagógica

Valorizar o indivíduo e proporcionar ao aluno um ensino sólido, por meio de metodologias eficazes, baseadas nas relações sociais, com o objetivo de formar cidadãos capazes de fazer suas próprias escolhas e de atuar em diferentes contextos sociais, priorizando assim o aprendizado do aluno com ética, integridade e comprometimento.

 

Metodologia

Uma das características marcantes de nossa época é a velocidade em que se produzem conhecimento e tecnologia.  Assim, acompanhando esse desenvolvimento, acreditamos na capacidade infinita que se aloja no indivíduo e valorizamos a sua formação com a consciência de suas potencialidades.

A metodologia utilizada no Barão de Mauá  baseia-se na valorização da potencialidade do aluno para que ele possa desenvolver e construir uma visão crítica da realidade que lhe permita conhecer, compreender e refletir sobre o mundo, sendo capaz de atuar de forma consciente em nossa realidade. Para isso, direcionamos as intervenções pedagógicas de forma interdisciplinar, com atividades integradas e contextualizadas, incorporando conceitos voltados para o desenvolvimento harmonioso das potencialidades da criança e do jovem, por meio de técnicas didáticas e estratégias de aulas atuais que incentivam o trabalho escolar.

Neste contexto, o professor, mediador do conhecimento, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da cognição, através da gama de habilidades que pode ser desenvolvida com orientação e pela colaboração de pares atuantes.