escola

História

Há 40 anos no segmento educacional, o Instituto de Ensino Barão de Mauá foi fundado em 16 de fevereiro de 1976 pela pedagoga Adua Aloise Joaquim com nome inicial de Educação Infantil Cartolinha.

A proposta surgiu a partir do sonho de fazer algo a mais pela educação, por meio de um trabalho inovador e alicerçado em princípios pedagógicos avançados.

O reconhecimento pela seriedade na preocupação constante na formação dos alunos e a identificação das famílias com a proposta educacional da escola serviram como impulso para ser implantado, gradativamente, o ensino fundamental, levando a instituição a mudar seu nome para Escola de Educação Infantil e 1° grau “Barão de Mauá”, em 1984.

Em 1988, preocupada em proporcionar a educação em sua plenitude e diante da imposição do crescimento das dependências físicas para melhor conforto dos alunos, iniciou-se uma nova batalha ainda mais árdua: a conquista da sede própria e da infraestrutura ideal.

Em 1991, foi implantado de forma vitoriosa o ensino médio, e a escola mudou sua denominação para Instituto de Ensino Barão de Mauá, mais condizente com sua atual versão.

Hoje contamos com uma estrutura capaz de atender todas as fases do desenvolvimento do aluno, com instalações modernas, educação aliada à tecnologia, sem perder o foco principal que é a proposta sociointeracionista. E é essa concepção pedagógica que nos torna referência na arte de educar.

 

Missão

Oferecer aos alunos ensino por meio de intervenções pedagógicas lúdicas e atualizadas, despertando suas aptidões individuais para a formação das suas habilidades e competências, valorizando os princípios importantes das relações humanas, baseados nos pilares da excelência na educação.

 

Valores

Valorizamos a educação e o conhecimento por meio da ética, tradição, integridade, pioneirismo, comprometimento e inovação.

 

Proposta pedagógica

Valorizar o indivíduo e proporcionar ao aluno um ensino sólido, por meio de metodologias eficazes, baseadas nas relações sociais, com o objetivo de formar cidadãos capazes de fazer suas próprias escolhas e atuantes em diferentes contextos sociais, priorizando assim o aprendizado do aluno com ética, integridade e comprometimento.

 

Metodologia

Uma das características marcantes de nossa época é a velocidade em que se produzem conhecimentos e tecnologias. Assim, acompanhando esse desenvolvimento, acreditamos na capacidade infinita que se aloja no indivíduo e valorizamos a formação dele com consciência de suas potencialidades. Portanto, a nossa metodologia é baseada na valorização da potencialidade do aluno para que ele possa desenvolver e construir uma visão crítica da realidade que lhe permita conhecer, compreender e refletir sobre o mundo, sendo capaz de atuar de forma consciente em nossa realidade. Para isso, direcionamos as intervenções pedagógicas de forma interdisciplinar, com atividades integradas e contextualizadas, incorporando conceitos voltados para o desenvolvimento harmonioso das potencialidades da criança e do jovem, por meio de técnicas didáticas e estratégias de aulas atuais que incentivam o trabalho escolar. Dessa forma, o professor, mediador do conhecimento, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da cognição, através da gama de habilidades que pode ser desenvolvida com orientação e pela colaboração de pares atuantes.