Comment are off

Projeto de língua portuguesa: lusofonia

Os alunos dos 6ºs anos participaram do projeto de lusofonia, que apresentou a história da Língua Portuguesa, no Brasil e em outros países que compartilham do mesmo idioma. Entre pesquisas e explicações, descobriram que a “nossa língua” é falada em muitos países espalhados pelo mundo.

Utilizando o mapa mundi, identificaram os locais onde se fala a língua portuguesa, mesmo que com sotaques diferentes.  Depois, assistiram a um documentário: “Língua: vidas em português”, para entender que a língua portuguesa permite variações que as tornam ainda mais rica.

Durante a realização do trabalho, os alunos aprenderam que a Língua Portuguesa teve sua origem em Portugal e que, a partir daí, com as imigrações, foi se espalhando pelo mundo. Atualmente, 250 milhões de pessoas no mundo falam português e o Brasil responde por cerca de 80% desse total.

Concluindo a atividade, montaram o painel com a localização geográfica de cada país que fala o português, acrescentando uma legenda com as informações básicas de cada nação.

Sobre o Autor