Comment are off

Como surgiu a pizza?

Esta maravilha da gastronomia, apreciada por pessoas pelo mundo todo, foi o tema da aula de Geografia que a professora Nathália realizou com os alunos do 5º ano.

Afinal, todos deveriam responder à pergunta: qual a origem da pizza? Em busca de respostas os pequenos realizaram pesquisas e concluíram seu aprendizado preparando deliciosas pizzas.  “Mangia che te fa bene”!!!!

Curiosidade

Seus criadores foram mesmo os italianos. Mas existem várias hipóteses para explicar a chegada do ancestral da pizza à Itália. A principal delas conta que, três séculos antes de Cristo, os fenícios costumavam acrescentar ao pão coberturas de carne e cebola. Só que o pão deles era parecido com o pão sírio, redondo e chato como um disco. A mistura também foi adotada pelos turcos, que preferiam cobertura à base de carne de carneiro e iogurte fresco.

“Durante as Cruzadas, no século 11, o pão turco foi levado para o porto italiano de Nápoles”, conta o sociólogo Gabriel Bollaffi, da USP. Os napolitanos tomaram gosto pelo petisco e foram aperfeiçoando-o com trigo de boa qualidade para a massa e coberturas variadas, especialmente queijo. Nascia, então, a pizza quase como a conhecemos hoje. Faltava só o tomate, introduzido na Itália no século 16, vindo da América, e incorporado como ingrediente tão básico quanto o queijo.

Fonte: Superinteressante

Sobre o Autor