Comment are off

Dicas de redação para os vestibulares

A professora Maria Teresinha Alves Lima, de Produção e Estudos de Textos do Instituto de Ensino Barão de Mauá, teve importante participação na mídia para divulgar seu conhecimento e experiência com as redações do Enem. Agora, ela compartilha as dicas que servirão para os alunos em outras provas dos próximos vestibulares.

A primeira prova do Enem já aconteceu, mas a temporada de vestibulares de começo do ano está apenas se iniciando. Para ajudar os alunos a se saírem bem nas redações, a professora Teresinha dá dicas valiosíssimas:

1) Leia atentamente a proposta de redação e os textos do caderno de exercícios. Como as provas geralmente são temáticas, você poderá encontrar informações importantes que o ajudarão na composição da sua argumentação.

2) Limite-se à proposta oferecida pelo tema, evitando distanciar-se dele.  Este aspecto pode zerar a sua nota.

3) O título não é obrigatório na prova do ENEM, entretanto, nos vestibulares, dar um nome à produção sugere competência na construção do texto dissertativo.

4) Seja original e não copie os textos motivadores.

5) Não pule linhas.

6) Elabore um rascunho.

7) Escreva com simplicidade, não rebusque. A escrita objetiva é um belo diferencial.

8) Sua experiência pessoal não deve ser usada como argumento para uma questão mais ampla.

9) A letra deve ser legível. Se você tem problemas nesse campo, escreva tudo com letra de forma.

10) Não use palavrões e xingamentos, nem expresse pontos de vista que possam ferir os Direitos Humanos. Isso pode prejudicar o que deve ser uma ideia inteligente: evite radicalismos.

 

Sobre o Autor